Buscar
  • Juliana Andriani

Elástico separador: Passo a passo para instalação

Atualizado: Fev 22

Inserir elástico separador para permitir a separação dental antes da prova e adaptação de bandas ortodônticas é um procedimento comum na prática clínica do odontopediatra / ortodontista.

Porém, para quem ainda está começando na Especialidade, até mesmo a instalação de um elástico de separação pode gerar duvidas. Confira o PASSO a PASSO para inserir elástico separador.


Como colocar o elástico separador?


Provavelmente vocês já receberam dicas diferentes de como instalar o elástico separador, na verdade percebo que cada um tem um jeitinho. Logo abaixo procurei descrever como eu costumo fazer. Espero que você consiga aproveitar para sua prática clínica:

  1. Selecione o elástico;

  2. Sugestão: elástico azul claro Morelli (diâmetro 5/32”). Ref. 60.04.200

Onde comprar: Dental Speed, site Morelli


  • Insira 2 pedaços de fio dental dentro do elástico de separação e deixe tudo preparado para instalação;

IMPORTANTE: Antes do procedimento, faça uma profilaxia na região e passe o fio dental entre o ponto de contato onde o elástico será inserido para remover eventual resto de alimento;

  • Puxe com força as duas extremidades do fio dental até esticar bem o elástico;

  • Insira o elástico preferencialmente da oclusal para a gengival;


  • Deixe uma porção do elástico abaixo e outra acima do ponto de contato e posteriormente remova o fio dental com cuidado;


Quanto tempo antes da prova de bandas devo instalar o elástico separador?


Inserir o elástico no mínimo 3 dias antes do procedimento. Assim haverá tempo suficiente para haver separação dos dentes. Quando instalamos com um período menor que 3 dias é comum o paciente ainda apresentar dor devido à pressão e processo inflamatório no ligamento periodontal, o que irá dificultar a prova e adaptação das bandas ortodônticas.

Ahh! Não é recomendado deixar o elástico separador por mais de 15 dias, pois após este período o mesmo pode invaginar no tecido gengival e causar danos ao tecido.

Para remoção do elástico separador, utilize uma sonda ou outro instrumento similar e remova o elástico pela oclusal conforme imagem abaixo. Ahh! Não esqueça de realizar profilaxia da região e passar o fio dental antes da prova de bandas.


Assista ao vídeo do PASSO A PASSO na íntegra!


Mesmo sendo um procedimento relativamente simples, a instalação do elástico separador pode gerar algumas dúvidas pois podemos nos deparar com algumas intercorrências. Listei abaixo algumas intercorrências mais comuns e espero poder te ajudar.


Leia também: Expansão maxilar: entenda quando o procedimento é necessário.

O que fazer quando o paciente chega no dia da consulta sem o elástico?


Primeiro devemos avaliar o tecido gengival, se há algum sinal de inflamação ou inchaço. Devemos ter certeza que o elástico não invaginou para o tecido gengival antes de realizar o procedimento. O elástico separador sugerido não é radiopaco e não pode ser visualizado na radiografia, portanto, se este for seu elástico de escolha, não adianta radiografar. Você precisará se certificar que o elástico caiu através do relato dos pais ou mesmo das características do tecido gengival circundante.


O elástico separador caiu antes do procedimento, o que faço?


Se o pai já relata que o elástico caiu, tudo fica mais fácil.

Se o elástico caiu até dois dias antes do procedimento, mantenha a consulta normalmente e tente realizar o procedimento.

Caso contrário, será necessário recolocar o elástico.


Provei as bandas e fiz a moldagem de transferência e agora o elástico de separação não fica mais no ponto de contato, o que faço?


Insira o elástico normalmente.

Antes de remover o fio dental pressione levemente o elástico pela oclusal enquanto remove o fio dental devagar. Provavelmente ele ficará bem posicionado.

A instalação do elástico separador pode ser um procedimento simples, porém, quando estamos começando com adaptação de bandas, mesmo os procedimentos simples são grandes questionamentos! Espero ter ajudado.

Quer receber o passo a passo para inserir elástico separador? Preencha o formulário abaixo e guarde essas informações para sua próxima adaptação de bandas.

Por Juliana Pereira Andriani.


Quer receber dicas e atualizações sobre Ortodontia e Ortopedia na dentição decídua e mista? O blog é um canal de comunicação entre eu e você. O que eu penso, como defino o diagnóstico e fundamento meus planejamentos ortodônticos em pacientes em crescimento. Cadastre-se e receba as atualizações semanais!